Este é o blogue de “Um Dia Pela Vida” no concelho de Serpa. É um projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno dos objectivos da Liga face a esta problemática: Celebrar a Vida; Recordar os que partiram vítimas desta doença; Lutar para que se encontre a cura e todos sejamos sobreviventes.
Historial
O que é um Dia pela Vida?
“Um Dia Pela Vida” é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society. Actualmente 26 nações, em todos os continentes e mais de 5500 comunidades o fazem com os grandes objectivos de informar, educar, apoiar as comunidades locais para a prevenção e angariar fundos para os programas de prevenção, rastreio e outras actividades desenvolvidas por organizações como a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Um Dia pela Vida é mais uma maneira de se lutar contra a doença, de forma privilegiada, porque todos somos convidados a fazê-lo em clima de celebração e festa em espectáculos, música, jogos, passeios e outras actividades.
De 12 de Fevereiro a 28 de Maio de 2011, irão desenrolar-se, no concelho de Serpa, várias destas iniciativas.
É, acima de tudo, uma reunião de comunidade onde todas as pessoas podem participar. Famílias, amigos, locais de trabalho, vizinhos, organizações comunitárias… partilhando um objectivo comum – apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

domingo, 13 de março de 2011

Actividades em Pias

“O projecto Um Dia pela Vida, em Pias, que visa angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o cancro, está a mobilizar a população da nossa terra, com projectos de entre ajuda. Este sábado, 05 de Março, marcado no calendário comemorativo como a data em que se celebra o IX Domingo do tempo Comum, foi celebrada uma missa por todos os que partiram com esta doença e os que sobreviveram a ela. Foram lembrados com um pesar especial, por familiares e amigos de doentes oncológicos, participaram na eucaristia. Todos quiseram prestar solidariedade e buscar na oração o bálsamo para suportar a ausência sentida.
Celebrada pelo padre Nuno Sousa a missa, foi marcada, também por acender uma vela por todos os que partiram vitimas deste flagelo ou para dar Graças a Deus por ter resistido à doença.
Com efeito, a celebração da missa não é para rezar apenas por determinada pessoa, nem tão pouco é uma simples oração de súplica. A missa é a actualização do Mistério Pascal de Jesus Cristo; é louvor, acção de graças e súplicas dirigidas ao Pai, pela Igreja e em nome da Igreja; é celebração por todos os membros da Igreja, vivos ou defuntos, e por todas as grandes necessidades do mundo, que são mais vastas do que as da assembleia ali reunida. Bem-haja os que tornaram possível esta cerimónia.”         
   Bárbara Carvalho
        
Um minuto de silêncio
                           

1 comentário:

maria cristina gonçalves ferreira disse...

Caros amigos :
Com fé acreditamos que o cancro será vencido.
Como crentes e juntando as nossas orações ao saber da medicina e à enorme força de quem luta sabemos que a meta está próxima.
Obrigada pelo vosso apoio
Um abraço
Cristina